-
AuthorFilipe Moreli
-
Comments0 Comments
-
Category
Médias móveis são linhas formadas por cálculos de média de preços realizadas em tempo integral, por um determinado período preestabelecido, ou, para facilitar, quantidades de candles.
As MM servem para demonstrar se os preços praticados estão acima ou abaixo da média do preço do período estipulado.
EX: A MM de 8 períodos irá calcular o preço médio dos 8 últimos candles, ou seja, dos 8 últimos fechamentos de preço.
Os períodos mais utilizados são de 8, 15 e 200, porém nada impede que outros sejam utilizados.
De modo geral, as médias móveis também são indicadores de tendência.
- Quanto menor o período de amostragem da MM mais volátil será a linha, sendo mais utilizada para tendências curtas. Grosso modo, pode-se dizer que, algumas vezes, será possível a utilização das MM como se fossem LTA e LTB.
- Uma média de amostragem grande, como a de 200, pode servir de “barreira” tanto para que os preços subam ou desçam além do nível em que estiver a MM. (Os termos técnicos seriam resistência e suporte, respectivamente, que serão abordados posteriormente).
Desta forma, conclui-se que as médias móveis ajudam a ver o andamento do preço, que mesmo dentro de uma tendência, podem estar acima ou abaixo da média de amostragem.
- Média de 8 em azul;
- Média de 200 em branco;
A média de 200 possui uma “força de controle” sobre os preços, fazendo com que eles a “respeitem”. Por sua vez, a média de 8 demonstra a tendência do momento, inclusive, algumas vezes servindo do LTA e LTB como é possível ver na figura.
***Note que a MM 8 segue a LTB em preto na parte em queda do gráfico.
Por: Filipe Moreli
Fonte: