-
AuthorFilipe Moreli
-
Comments0 Comments
-
Category
As linhas de tendência servem para demonstrar o andamento da tendência, seja de alta ou de baixa. Por meio destas linhas cria-se a capacidade de balizar as movimentações de uma tendência.
Ao traçar uma linha de tendência de alta deve-se procurar topos e fundos mais elevados do que os anteriores, fazendo um traçado ligando os fundos:
*A linha preta marca a tendência de alta. LTA. Os preços “acompanham” esta linha.
Em se tratando de uma tendência de baixa o oposto é aplicado, sendo os topos e os fundos mais baixos do que os anteriores, fazendo um traçado ligando os topos:
Via de regra, pequenas “perfurações” nas linhas são irrelevantes. O que deve ser observado são os movimentos que vão longe da linha após rompê-la, podendo indicar pelo menos três situações:
- Apenas uma tentativa de tentar o rompimento da LTA ou LTB, não tendo sucesso para tanto;
- A linha pode estar mal traçada;
- A tendência não está bem definida.
De qualquer forma linhas de tendências não são absolutas e serão rompidas cedo ou tarde.
Importante ressaltar que o tempo em análise (5 minutos, 15 minutos, 1 dia…) poderão ter tendências com “forças diferentes” ou até contrárias. Não há o que se falar em erro de leitura gráfica, apenas que a tendência no tempo muda.
Ex: Pense no Bitcoin, desde o seu nascimento o preço vem subindo, ou seja, tendência de alta, porém nos últimos meses apresenta uma tendência de baixa, o que não serve para ofuscar a tendência de alta e mesmo assim representa uma tendencia diferente.
Deve-se levar em conta o tempo que está procurando analisar afim de saber a tendência que está ocorrendo.
Ex: O ativo pode estar em baixa no gráfico de 15 dias e ter um ou dois dias de alta no meio deste período. De mesmo modo pode se dizer no período de uma hora onde o gráfico de 5 minutos pode ter uma tendência diferente.
Existe uma regra máxima para a leitura de gráfico de candles no que toca as tendências: “Uma tendência só acaba quando é revertida”. É um tanto quanto óbvio, mas é a realidade.
As tendências não possuem um fim marcado, algo irá ocorrer para que mudem de direção. O comum, é que estes eventos não sejam previsíveis.
Finalizando, as linhas de tendência LTA e LTB são ferramentas que, se bem aplicadas, tem um valor gigantesco na leitura do gráfico.
***Apesar de não saber exatamente quando uma tendência irá acabar, existem alguns indicadores, rastreadores de tendência, que podem dar sinais indicando o fim, que sendo utilizados por traders experientes, possuem uma assertividade interessante.